terça-feira, 20 de abril de 2010

A VIDA DEVOCIONAL DO LÍDER DE CÉLULA

O líder de célula aparece consistentemente entre as três variáveis mais importantes no estudo empreendido por Joel Comiskey para avaliar os motivos do sucesso das igrejas em células. A análise a seguir foi transcrita do Capítulo 4 - "Ore!", de sua obra "Crescimento explosivo da igreja em células".

A relação entre multiplicação da célula e o tempo que o líder investe com Deus é clara. Indagados sobre o tempo que dedicam à vida devocional (oração e leitura da Palavra), obteve-se o seguinte quadro:

0 a 15 minutos - 11,7%

15 a 30 minutos - 33,2%

30 a 60 minutos - 33,8%

60 a 90 minutos - 7,6%

+ de 90 minutos - 13,7%

Aqueles que gastaram 90 minutos ou mais em devocionais multiplicaram seus grupos o dobro de vezes em comparação com aqueles que gastaram menos do que meia hora. A relação é óbvia. Durante os momentos silenciosos sozinho com o Deus vivo, o líder de células ouve a voz de Deus e recebe sua orientação. Naqueles momentos de quietude, o líder compreende como lidar com a pessoa que fala sem parar, como esperar por uma resposta e uma pergunta, ou como ministrar a um membro ferido do grupo. Líderes de célula que se movem sob a orientação de Deus têm um senso não-palpável de direção e liderança. Membros de grupo são sensíveis a um líder que ouve de Deus e sabe o caminho. Deus traz sucesso. Este estudo estatístico é simplesmente mais uma prova disso.

O tempo devocional é a disciplina individual mais importante na vida cristã. Durante aquele tempo diário, Jesus nos transforma, nos alimenta e nos concede nova revelação. Por outro lado, não gastar tempo suficiente com Deus pode resultar no tormento da derrota. Quando começamos o dia sem tempo com o nosso Senhor, falta-nos poder e alegria para enfrentar as exigências da vida.

A IMPORTÂNCIA DA VIDA DEVOCIONAL

Jesus necessitava de um tempo a sós com o seu Pai. Quanto mais, então, nós precisamos disso! Veja Lucas 5:16. No versículo anterior a esse é explicado que a fama de Cristo estava se espalhando e o sucesso de seu ministério o compelia há gastar mais tempo com Deus. Em meio a um ministério cada vez mais movimentado, ele se isolava da multidão para ter um tempo em silêncio. Em Marcos 1:35 ficamos sabendo que Jesus antes de começar seu dia de trabalho gastava tempo com o Pai. Ralph Neighbour Jr. adverte: "Se você tem de fazer uma escolha entre orar e fazer, escolha orar. Você realizará mais, e então alcançará mais pelo que faz, porque você orou!”

Martinho Lutero contou que quando estava muito ocupado precisava gastar três horas pela manhã com Deus. John Welch freqüentemente gastava de sete a oito horas por dia em oração reservada. J. O Frasier, um missionário que trabalhava com as tribos lisus da China ocidental, gastava metade do seu dia em oração e a outra metade em evangelismo. David Cho, que pastoreia a maior igreja na história do cristianismo atribui o crescimento da sua igreja ao tempo investido em oração.

Deus irá revelar quanto tempo ele quer gastar com você cada dia. Líderes de células eficientes não precisam abandonar o seu trabalho e sua família, e gastar oito horas por dia em oração. No outro extremo, no entanto, devocionais "fast food" pouco ajudam. Leva tempo para desligar-se dos pensamentos e preocupações que acompanham a vida diária. Mike Bickle afirma que "Quando você a princípio gasta 60 minutos em um período de oração não se surpreenda se terminar com apenas 5 minutos que você consideraria tempo qualitativo.”

C. Peter Wagner escreve em Escudo da oração: "Minha sugestão é: é mais aconselhável começar com quantidade do que qualidade no tempo diário de oração. Em primeiro lugar, programe o tempo. A qualidade geralmente virá em seguida". Líder de célula, se você deseja que o seu grupo cresça, gaste bastante tempo com aquele que pode fazer com que isso aconteça. Estabeleça um alvo realista que você pode alcançar em vez de um que você com certeza não irá cumprir.

TEMPO E LUGAR ESPECÍFICO

Alguns cristãos são resistentes à noção de separar tempo diário para buscar a Deus. Alguns até dizem: "Eu oro o tempo todo". Sim, a Bíblia nos diz para orarmos sempre (I Tessalonicenses 5:17), e Paulo insiste: "Orem sempre, guiados pelo Espírito de Deus" (Efésios 6:18). Mas Jesus nos dá o reverso da moeda. Ele diz em Mateus 6:5-6 que devemos orar em nosso quarto, ou seja, num local fechado, ou no qual não possamos ser vistos. Quando Jesus fala a respeito do quarto, ele não quer dizer um quarto cheio de roupas e sapatos. A palavra em grego é "tameon", e refere-se ao lugar no Velho Testamento onde eram guardados tesouros no templo. Jesus nos diz para fecharmos a porta do barulho e a correria agitada deste século XXI.

O CONTEÚDO

Quando você se encontra com um amigo você não faz uma lista exata do que deverá dizer a ele, mas deixa a conversa fluir e vocês simplesmente aproveitam o tempo juntos. Assim também deveria ser o tempo silencioso com Deus, mas muitos cristãos o tratam como um ritual, no qual seguem uma agenda programada ou um guia devocional. Em vez disso, pense nisso como um relacionamento. O objetivo é conhecer a Deus.

ORE DIARIAMENTE PELOS MEMBROS DA CÉLULA E PELOS VISITANTES

Dos muitos fatores estudados nesta pesquisa, o que tem o maior efeito sobre a multiplicação da célula é quanto tempo o líder da célula gasta orando pelos membros da célula. Esta pesquisa comprova que a oração diária do líder da célula pelos membros é essencial para um grupo saudável e em crescimento. Na pesquisa, ao serem indagados sobre o tempo que gastam orando pelos membros de seus grupos, 64% dos líderes de células responderam que diariamente, 16% dia sim dia não, 11% uma vez por semana, e 9% algumas vezes. A comparação dessas respostas com os dados sobre multiplicação de células confirma que os líderes de célula que oram diariamente pelos seus membros estão muito mais propensos a multiplicar células do que aqueles que oram por eles somente de vez em quando.

Orar diariamente pelos membros da célula transforma o seu relacionamento com eles. Deus usa a oração para mudar o seu coração em relação às pessoas pelas quais você está intercedendo. Desenvolve-se um elo por meio do poder de união criado pela oração. Paulo escreve: "Porque, embora eu esteja longe, em espírito estou com vocês." Quando você falar com os membros da sua célula, diga-lhes: "Estou orando diariamente por você". Isso desenvolve um vínculo imediato com aquela pessoa.
Autor: Desconhecido...

Um comentário:

  1. Shalom!!
    Muito bom o texto. Se todos pensassem em orar uns pelos outros estaríamos com outros números de estatísticas de pessoas crente em Jesus...
    Muito bom expandir esse texto irmão.
    Que Deus continue abençoando e dando uma visão ampla de ação no evangelismo.
    Um grande abraço...

    ResponderExcluir